Como reduzir o colesterol mau

Como reduzir o colesterol mau
Tabla de contenidos
  1. O que é o colesterol?
    1. O que é o bom colesterol? O que é o colesterol mau?
  2. Como baixar o colesterol?
  3. Como aumentar o bom colesterol?
  4. Como baixar o colesterol mau?
  5. Suplementos para baixar o colesterol nas farmácias
    1. Saquetas de Metarecod
    2. Complexo de Fitosteróis Solgar
    3. Pure Encapsulations Lipid Aktiv
  6. Cuidado com o colesterol!

Se acabou de fazer uma análise ao sangue e os seus níveis de colesterol são elevados, este artigo dar-lhe-á as recomendações necessárias para reduzir este tipo de "mau colesterol" e melhorar a sua saúde e bem-estar.

O que é o colesterol?

O colesterol é um lípido esteroide que faz parte das membranas das nossas células e está envolvido na produção de hormonas, vitaminas e outras substâncias que nos permitem digerir os alimentos.

Se os níveis de colesterol forem elevados, este pode acumular-se nas artérias e aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, como a hipertensão ou a diabetes tipo II.

O que é o bom colesterol? O que é o colesterol mau?

Quando falamos de colesterol, utilizamos frequentemente termos como "colesterol mau" e "colesterol bom". Ambos são tipos de colesterol, e a sua quantidade total no sangue é definida como colesterol total. Veja a seguir quem é quem e qual a sua função:

  • Colesterol HDL ou "colesterol bom": é uma lipoproteína de alta densidade. É capaz de transportar o colesterol LDL das artérias para o fígado, onde é processado e eliminado. Evita que o colesterol LDL se acumule nas artérias e cause vários problemas de saúde.
  • Colesterol LDL ou "mau colesterol": trata-se de uma lipoproteína de baixa densidade. É um tipo de colesterol que se pode depositar nas paredes das artérias e acumular-se para formar uma placa (placa de ateroma) que impede o fluxo sanguíneo. Isto resulta, de facto, num estreitamento e endurecimento da artéria, . A isto chama-se aterosclerose. Esta situação aumenta o risco de ataques cardíacos, doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.
  • Triglicéridos: são gorduras que o nosso corpo utiliza como fonte de energia. São armazenados no tecido adiposo. A sua medição é também importante para determinar os valores do colesterol total.

Como baixar o colesterol?

Melhorando ou alterando alguns hábitos de vida, conseguiremos reduzir os níveis de colesterol total:

  • Modificar a alimentação: limitar o consumo de gorduras saturadas e trans; e aumentar a ingestão de gorduras saudáveis (insaturadas).
  • Praticar exercício físico regular: recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade moderada 3-4 vezes por semana.
  • Manter um peso saudável.
  • Reduzir ou evitar fumar: o tabaco danifica as paredes das artérias.

Como aumentar o bom colesterol?

Um valor ótimo para os níveis de HDL no sangue é a partir de 60mg/dL, quando é considerado um valor que confere "proteção" ao coração. Valores abaixo de 40mg/dL (nos homens) e 50mg/dL (nas mulheres) são considerados baixos e perigosos. Neste caso, os valores devem ser aumentados para melhorar o perfil lipídico e melhorar a qualidade de vida do doente.

Para aumentar os níveis de "colesterol bom" ou HDL, recomenda-se a introdução na dieta e o aumento do consumo de gorduras insaturadas e de alimentos ricos em óleos gordos essenciais, como o Ómega 3 ou o Ómega 6. Estes encontram-se no azeite, abacate, frutos secos, peixes gordos...

Deve ser complementado com uma atividade física regular. Desta forma, conseguiremos atingir um peso saudável.

Como baixar o colesterol mau?

Devemos manter o valor de LDL no sangue abaixo dos 100mg/dL, sendo considerado elevado se ultrapassar os 160mg/dL.

Para baixar os níveis de "mau colesterol", deve-se limitar, reduzir ou evitar o consumo de gorduras trans ou saturadas (carnes vermelhas, fritos, ultraprocessados, lacticínios gordos, pastelaria), de álcool e de fibras solúveis (aveia, fruta, leguminosas, chia...).

Suplementar com exercício físico regular não só aumenta o colesterol HDL, como também reduz o colesterol LDL.

Suplementos para baixar o colesterol nas farmácias

Na Farmaciasdirect, recomendamos complementar a dieta com produtos específicos ou suplementos alimentares que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Apresentamos as seguintes opções:

Saquetas de Metarecod

Aboca Metarecod é um suplemento alimentar que consegue melhorar o nosso metabolismo, regulando os níveis de colesterol, triglicéridos e glicémia no sangue, melhorando assim também o Síndrome Metabólico .

Metarecod está disponível em formato de saqueta. Tomar 1 saqueta dissolvida em água antes do almoço e outra saqueta antes do jantar. Após a ingestão, deve ser bebido meio copo de água.

Metarecod é recomendado para adultos e crianças a partir dos 8 anos de idade.

Complexo de Fitosteróis Solgar

Solgar Fitosterol Complex é um suplemento alimentar formulado com fitoesteróis extraídos da soja (incluindo betasitosterol, estigmasterol, campesterol e brasicasterol), permitindo controlar e manter os níveis de colesterol no sangue.

Não contém açúcar, glúten, levedura, conservantes, edulcorantes ou aromatizantes. Apresenta-se numa embalagem de 100 cápsulas de gelatina mole. Tomar 2 cápsulas ao almoço e 2 cápsulas ao jantar.

Pure Encapsulations Lipid Aktiv

Pure Encapsulations Lipid Aktiv é um suplemento alimentar que contém vitaminas, minerais, coenzima Q10 e fitoesteróis. Esta fórmula ajuda a manter os níveis normais de colesterol no sangue. Contém igualmente zinco, que contribui para o metabolismo normal dos ácidos gordos.

Apresenta-se sob a forma de cápsulas. Tomar 1 cápsula ao pequeno-almoço, 1 cápsula ao almoço e 1 cápsula ao jantar.

Cuidado com o colesterol!

O colesterol elevado é um importante fator de risco para a saúde cardiovascular. Com uma alimentação saudável e variada (rica em fibras solúveis, gorduras insaturadas e alimentos ricos em ácidos gordos essenciais) e evitando o sedentarismo, podemos controlar os níveis de colesterol no sangue. Podemos complementar a nossa alimentação com produtos específicos que controlam estes níveis.

Recomenda-se a realização de análises sanguíneas regulares (sobretudo se houver antecedentes familiares) e o acompanhamento médico. Se o médico considerar adequado, tendo em conta o perfil lipídico, a evolução e o estado do doente, bem como a sua história clínica, pode ser prescrita medicação. As estatinas ou os fibratos são normalmente os princípios activos mais utilizados.

Consejo
farmacéutico
Consultar o nosso especialista
Silvia Del Río
O nosso farmacêutico especialista aconselhá-lo-á
Pergunte-me